
Ortodontia
A ortodontia é uma área especializada da medicina dentária destinada a corrigir problemas de alinhamento dos dentes e da mandíbula, contribuindo para a formação de sorrisos saudáveis, funcionais e estéticamente agradáveis.
O alinhamento descrito anteriormente é importante não só ao nível estético, mas também ao nível de saúde oral, uma vez que os problemas de oclusão podem convergir em deficiências na mastigação, dores na mandíbula e maxila, problemas na fala e até mesmo na deterioração dos próprios dentes e gengiva.
Neste sentido, no mesmo campo da ortodontia, a Clidume dispõe de outras opções para a correção dentária, tais como os alinhadores (aparelhos invisíveis).
Mas em que consistem estes alinhadores?
Os ditos alinhadores constituem uma das inovações mais notáveis na ortodontia moderna. No fundo, esta alternativa ao aparelho convencional é caracterizada pela sua transparência (a alegada “invisibilidade”) e pelo facto de serem removíveis. Estes, por sua vez, são feitos individualmente e de forma distinta para cada paciente, com o efeito final de movimentar os dentes em direção à posição desejada. A principal característica destes alinhadores é a sua discrição, uma vez que estes são praticamente invisíveis aos olhos, permitindo que os pacientes sorriam sem qualquer tipo de inibição durante todo o tratamento.
Para além da estética, podemos ainda apontar algumas vantagens relacionadas com a utilização destes mesmos alinhadores:
- Conforto: os alinhadores são suaves e não têm peças de metal ou brackets.
- Fácil remoção: os alinhadores podem ser removidos durante as refeições e para escovar os dentes, o que facilita a higiene oral.
- Largo espetro de atuação: o aparelho é normalmente utilizado para grande parte das correções na área da ortodontia, tais como as rotações dentárias, diastemas, apinhamento dentário.